ArtWork Brasil - Notícia & Cultura

Clipping de Notas & Notícias: Artes Plásticas & Poesia - Crônica & literatura - Recanto Holístico & Saúde da Alma - Filosofia & Reflexões - Arte-Cinema-Psicanálise & Espiritualidade.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

artista plastica/escultora.poeta.facilitadora em vivências.arte& terapias integrativas.

25 de março de 2009

Constelação Sistêmica


Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais

O trabalho sistêmico fenomenológico vem a partir da concepção da vida, do fluir no desenvolvimento natural. Estamos inseridos dentro de um grande sistema contínuo, de diversos elementos que se interagem e de certa forma são inter-dependentes uns com os outros. Nós, por exemplo, precisamos dos elementos básicos da natureza como os alimentos, a água e a luz solar.

Nenhum organismo é um sistema estático, fechado ao mundo exterior; e sim um sistema aberto num estado (quase) estacionário, onde há uma constante troca de informações entre os mais diversos níveis.

Não temos como falar de constelação familiar sem falar da visão sistêmica.

Nascemos dentro de um sistema familiar, que existe há muitos anos e onde não sabemos direito o seu histórico por completo. Foram gerações atrás de gerações, com muitas histórias, acontecimentos, e situações felizes e trágicas.

Herdamos através dos nossos pais e ancestrais toda a carga morfogenética (morfo=forma) e não damos conta dos padrões, das crenças e até mesmo dos "repetecos" de histórias dentro da nossa família.

Por exemplo, quando temos algum comportamento como violência, ciúmes, envolvimentos com drogas, ou sentimentos de depressão entre outras manifestações, muitas vezes podemos estar identificados com um membro da família seja pai, avô, tio ou mesmo de gerações ainda anteriores, sejam elas pessoas vivas ou falecidas.

O trabalho de constelação familiar é uma oportunidade de identificarmos de forma consciente o que está acontecendo com o sistema familiar, podendo assim resolver os conflitos a partir da escolha interna de cada um.

Como é desenvolvido o trabalho ?

O trabalho com constelação sistêmica pode ser realizado em grupo (workshop) ou individualmente. É um trabalho fenomenológico. O constelador centra-se em seu íntimo e deixa de lado as próprias crenças e valores pessoais para acompanhar aquilo que se apresenta.

Em grupo, o cliente escolhe participantes presentes no workshop para representar membros da sua própria família ou da situação que deseja constelar. Por exemplo, num conflito entre pai e filho, o cliente poderia escolher uma pessoa para ser ele próprio e a outra para ser o seu pai se fosse este o caso. Essas pessoas assumiriam uma postura dentro do campo da constelação, onde a partir de então o importante é apenas perceber qual a necessidade de cada um, respeitá-la e viabilizar a oportunidade para que isso aconteça para que ambos se sintam livres e vivam em harmonia. O trabalho pode acontecer também diretamente com o próprio cliente dentro da constelação, o que depende muito de cada caso.

No atendimento individual o modelo é o mesmo, porém o processo é todo com o cliente, pois é ele próprio perceber o que está acontecendo, ou seja, é ele que vai colaborar no desenrolar do conflito.

O que posso trabalhar dentro da constelação sistêmica familiar?

Como é um trabalho de pulsação da vida, do fluir, então tudo que está relacionado com a vida pode ser trabalhado, desde que traga um significado importante para você.

Os curiosos dificilmente entrariam em uma constelação e mesmo se entrassem não teriam como dar continuidade ao trabalho, pois não haveria força suficiente no campo para que o trabalho acontecesse.


Alguns dos temas trabalhados em uma constelação podem ser:


• Conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios, avôs);

• Conflitos entre casais;

• Dificuldade em lidar com perdas de parentes, pessoas queridas ou o parceiros;

• Dificuldade em relacionar-se de uma forma geral;

• Dificuldade em comunicar-se;

• Problemas de saúde;

• Conflitos entre sócios, funcionários e clientes;

• Problemas financeiros;

• Entre outros temas.


Fonte:institutouniao.com.br/