ArtWork Brasil - Notícia & Cultura

Clipping de Notas & Notícias: Artes Plásticas & Poesia - Crônica & literatura - Recanto Holístico & Saúde da Alma - Filosofia & Reflexões - Arte-Cinema-Psicanálise & Espiritualidade.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

artista plastica/escultora.poeta.facilitadora em vivências.arte& terapias integrativas.

4 de março de 2008

A Rota da Seda - África

A rota da seda passa pela África
Argema mimosae — as antenas lembram a folha de mimosa.

O bicho-da-seda selvagem africano poderá bem tornar-se um sério concorrente do bicho-da-seda chinês ou europeu (Bombyx mori).
A seda selvagem atinge preços elevados, no entanto em muitas comunidades africanas os bichos-da-seda são consumidos,
sem que o seu valor como origem de preciosas peças de seda, seja conhecido. No quadro do seu programa de sericicultura, no Quénia e no Uganda, o Centro Internacional de Fisiologia e Ecologia dos Insectos (International Centre of Insect Physiology and Ecology, ICIPE) identificou no mínimo 65 espécies diferentes de bichos-da-seda selvagens e seleccionou duas, Argema mimosae e Gonometa spp. pela grande qualidade da sua fibra. No Quénia, os estudos sobre Gonometa spp. mostram que uma única acácia com uma canopia de 8 a 10 metros pode alimentar até 200 larvas. Um pomar de dois hectares e mil árvores pode produzir 200000 casulos por ano, com um valor de aproximadamente 3600 E.
O programa do ICIPE divulga informações, fornece os ovos e oferece formação aos agricultores para diversificar as suas actividades através da criação destes bichos-da-seda selvagens. Já foram formados 5000 agricultores, e as nove toneladas de seda obtidas no ano passado na Uganda justificam o seu entusiasmo por esta nova forma de micronegócio.

ICIPEPO Box 30772 — Nairobi, Kenya
Fax + 254 2 860 110E-mail icipe@icipe.org

Fonte:esporo