ArtWork Brasil - Notícia & Cultura

Clipping de Notas & Notícias: Artes Plásticas & Poesia - Crônica & literatura - Recanto Holístico & Saúde da Alma - Filosofia & Reflexões - Arte-Cinema-Psicanálise & Espiritualidade.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

artista plastica/escultora.poeta.facilitadora em vivências.arte& terapias integrativas.

11 de janeiro de 2009

Karl Rahner - teólogo e filósofo



"O cristão do futuro, ou será místico ou não será cristão"
(Karl Rahner)

Ele nasceu em Freiburg, Alemanha - 1904/1984 -
Foi um alemão teólogo, um dos mais influentes da Igreja Católica, do século 2o

Sua teologia influenciou o Concílio Vaticano II e foi quebrando-terreno para o desenvolvimento do que é geralmente considerada como a moderna compreensão do catolicismo. Escrito perto do fim da sua vida, Rahner's Fundações da Fé Cristã (Grundkurs des Glaubens), é a mais desenvolvida e sistemática de suas obras, a maioria dos quais foram publicados sob a forma de ensaios.
Entre os mais importantes dos seus trabalhos foi a Trindade, no qual ele argumenta que "o desenvolvimento económico Trindade imanente é a Trindade, e da Trindade imanente é a Trindade econômica."
Ou seja, Deus comunica-se com a humanidade ( "económico" Trinity) como ele realmente é na vida divina ( "imanente" Trinity).

Embora Rahner foi enfático que a identidade entre o "econômico" e Trinity "imanente" Trinity não conduza a Modalisn, porque Deus não poderia comunicar-se a humanidade como triplo (dreifaltige) a menos que ele fosse triplo na realidade, alguns (por exemplo, Moltmann) encontraram em seu ensino uma forte tendência na direção Modalist.

Rahner sustentou que a realização da existência humana consiste em receber de Deus auto-comunicação, e que o ser humano é realmente constituído por esta auto-comunicação divina.

Este acolhimento de Deus só é plena ou completa no final do tempo na beatífica visão, mas está presente agora em forma de sementes como graça.

A base para Rahner da teologia é a de que todos os seres humanos têm um latente ( "unthematic") a consciência de Deus em qualquer limitação de experiências no domínio do conhecimento ou a liberdade como indivíduos finitos. Esta experiência é a "condição de possibilidade" de conhecimento e de liberdade como tal, Rahner usa a linguagem de Kant para descrever esta experiência como "transcendente".

Essa é a medida de Rahner da idéia do "natural conhecimento de Deus" - o que pode ser conhecida pela razão antes do advento da "especial" revelação. Deus só é abordado asymptotically, no modo de Rahner que chama de "mistério absoluto". Enquanto um pode tentar fornecer provas da existência de Deus, essas provas explícitas, em última instância, referem-se a inevitável orientação que constituem Mistério - transcendental por necessidade - a própria natureza do ser humano.

Rahner, o coração da doutrina cristã é o co-realidade da Encarnação-graça. Encarnação e graça aparecem como termos técnicos para descrever a mensagem central do Evangelho: Deus tenha comunicado próprio. A auto-comunicação de Deus é crucial na perspectiva da Rahner: carência não é algo diferente de Deus, não é alguma celeste 'substância', mas o próprio Deus. O evento de Jesus Cristo é, de acordo com Rahner, o centro-ponto da auto-comunicação de Deus.

Deus, insiste Rahner, só se comunicou com Jesus, depois d'ele receber a graça.

Graça é o elemento constitutivo tanto da realidade objetiva da revelação (o Verbo encarnado) e do princípio da nossa audiência subjetiva (Espírito Santo). Assim graça reside em ambos os lados - dentro e fora.

Rahner específica a interpretação do modo em que a graça se faz presente e que é uma graça permanente na modificação da natureza humana em um sobrenatural existencial (emprestando uma frase de Heidegger). Graca é entendida à luz do cristianismo como um elemento constitutivo da existência humana. Por esta razão, Rahner nega a possibilidade de um estado de pura natureza (natura pura, a existência humana sem estar envolvido com-graça), que segundo ele é um contrafactual. Este é o fundamento da noção dos Anônimos cristãos.

Thomás de Aquino está entre as mais importantes influências sobre Rahner da teologia e filosofia, sempre interpretado por Rahner através da lente da contemporânea filososfia continental. Rahner também assistiu palestras feitas por Heidegger na Universidade de Freiburg.


Fonte:wikipedia.org