Pintura de Jean-François Millet - Angelus
Pintor francês Jean-François Millet (1814-1875).
É uma obra do ano de 1859 e hoje integra o acervo do Museu de Orsay.
Angelus é o quadro mais famoso do pintor francês Jean-François Millet (1814-1875).
Este quadro é o que melhor exprime seu compromisso com realismo , pois neste quadro ele mostra dois camponeses orando, dando graças a Deus pela colheita obtida através do suor e do esforço de muitos dias.É uma obra do ano de 1859 e hoje integra o acervo do Museu de Orsay.
Angelus é o quadro mais famoso do pintor francês Jean-François Millet (1814-1875).
Ele foi um pintor romântico e um dos fundadores da Escola de Barbizon na França rural.
Suas obras sobre camponeses foram consideradas sentimentais para alguns, exageradamente piegas para outros, mas a verdade é que as obras de Millet em nenhum momento suscitaram indiferença.
Na tepidez de seus ocres e marrons, no lirismo de sua luz, na magnificência e dignidade de suas figuras humanas, o pintor manifestava a integração do homem com a natureza.
A marca da obra de Millet são as pinturas retratando a vida no campo. São paisagens bucólicas, num clima de introspecção. Nesta famosa pintura, um homem e uma mulher em pé, em uma postura de reverência, na Hora do Angelus.
Ele de cabeça baixa, segurando o chapéu, ela leva as mãos ao peito num sinal de devoção.
Significado de Angelus : Angelus é uma prática religiosa, realizada em devoção à Imaculada Conceição, repetida três vezes ao dia, de manhã, ao meio dia e ao entardecer. A oração é constituída de três textos que descrevem o mistério da Encarnação, respondidos com uma Ave Maria e uma oração final.
<< Página inicial