ArtWork Brasil - Notícia & Cultura

Clipping de Notas & Notícias: Artes Plásticas & Poesia - Crônica & literatura - Recanto Holístico & Saúde da Alma - Filosofia & Reflexões - Arte-Cinema-Psicanálise & Espiritualidade.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

artista plastica/escultora.poeta.facilitadora em vivências.arte& terapias integrativas.

1 de março de 2011

Poesia "dadaísta" - O espirito da arte

É uma homenagem ao artista e poeta dadaísta, escultor Jean Arp.


por Vera Martins Itajaí

Esta poesia - Dadaísta - Me foi revelada quando lia sobre o escultor e poeta, nascido em 1886 /1966.
Em Strasburgo, Alemanha - Ele era filho de mãe Francesa - Jean Arp.
Eu estava lendo um jornal local, do bairro, e veio-me a intuição, da lembrança sobre o período Dadaísta.
Recortei um texto desse jornal, de algum jornalista de plantão, dobrei o jornal em varias partes, até ficar em pequenos pedaços, medindo aproximadamente 2X2, e comecei a montar àquilo que seria o inicio, da minha fase poetica dadaísta.
Isto quer dizer àquilo que o meu inconsciente queria falar atraves da poesia.
Para mim foi uma experiencia fantastica, eu diria que quase arrebatadora, confiram!Reveladora!
Descobri, que seu espirito dadaista, assim como o meu, que quando me concentro dentro do universo das artes intuitivas, revelam-me atraves das minhas mãos, obras, tanto na arte da escrita quanto na arte da pintura contemporanea e da escultura: organica e abstrata, revelando a sensibilidade da alma, feminina.
Dentro do universo criativo, de um dadaísmo surrealista que me é revelado atraves das memorias remotas, do inconsciente, pessoal e coletivo.
Conheci a arte (arte do inconsciente) do artista Jean (Hans) Arp, quando descobri que minhas esculturas tinham muito de organico, trabalho parecido com o desse artista e poeta.
Isso foi em 1990, quando comecei a me dedicar a escultura, no MUB, e fiquei maravilhada com a possibilidade de conhecer um trabalho de um artista nascido no seculo dezenove, e que, confesso, que até àquele momento, ainda não conhecia nenhuma de suas obras, nem nunca ouvira falar em seu nome; ele estava revelando-se a mim, naquele momento, do meu primeiro contato com a escultura, dentro da arte do inconsciente, ali percebi o quanto da arte, é espiritual.


Foi maravilhoso amadurecer espiritualmente atraves da arte, um caminho esculpido ao longo do tempo, atemporalidade da vida, e o quanto minha arte tinha de espiritual, e como essa experiencia organica e abstrata, dessa minha sensibilidade intuitiva, fluia, e se manifestava tambem atraves da arte da escrita, e artes plasticas, das minhas organicas e abstratas esculturas.

Poesia "dadaísta" (arte do inconsciente)



'O espírito da arte'
   (autora Vera Martins Itajaí)


autor nela atuou,
da obra urbanistica,
minutos periódicos,
não impedem,
que se promova,
recuperação dos possíveis,
entorno do projeto,
acervo classificado,
de iguarías relembra,
que conhece ainda,
a beira da reforma,
do capitão dos anos,
na praça do acervo,
apenas corre uma galeria,
exemplos das cartas,
das águas,
reabertura,
do maior País,
atras das abelhas,
deve ser bem proximo,
entre o passado,
da cidade,
na biblioteca,
segundo literario,
encontro com a rua,
com a chuva,
com a vida,
cultural dos patronos,
da arte dizer,
mais verdadeiro,
peregrinos abertura,
segundo semestre,
depois,
ainda há 1500
ecos/logicos,
caminho do arquivo,
reforma do acervo,
festação da instituição,
milhões de uma época.
passaram-se anos,
voltavam a dor,
de vidro,
grande época,
outras dedicatorias,
jardins dos santos,
livros estimaveis,
estão lá,
exemplo de instituição,
ação de periódicos,
intero-me do envolvimento,
milhões com princípios,
anexos visitaram,
com seus carros,
transbordando,
nas bibliotecas,
dores alemães,
francesas capitais,
comuns nos presentes.