ArtWork Brasil - Notícia & Cultura

Clipping de Notas & Notícias: Artes Plásticas & Poesia - Crônica & literatura - Recanto Holístico & Saúde da Alma - Filosofia & Reflexões - Arte-Cinema-Psicanálise & Espiritualidade.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

artista plastica/escultora.poeta.facilitadora em vivências.arte& terapias integrativas.

26 de novembro de 2009

Ken Wilber - O Olho do Espírito


“O Olho do Espírito – Uma Visão Integral para um Mundo que Ficou Ligeiramente Louco”

Ken Wilber num dos seus livros fala dos três olhos do conhecimento: o da carne , o da mente e o da contemplação . O primeiro, conhece a realidade externa e sua evidente manifestação; o segundo, o da razão, adquire melhor conhecimento pela filosofia, pela lógica e pela atividade mental; o terceiro, vai além dos sentidos e da razão, permitindo o acesso às realidades mais profundas e transcendentes.
Todos temos estes três olhares, mas acabamos optando por um deles ao longo da vida. Cada olhar enxerga o seu próprio mundo e também o anterior, mas não o que está por cima. Por isso, o olhar contemplativo inclui os outros dois (o carnal e o racional), mas não é compreendido por eles. Evidentemente, os dois primeiros olhares não enxergam tudo. Para enxergar com o terceiro olho, o espiritual, se requer a contemplação; chegar a um estado interior profundo e grande, em comunhão com tudo e todos, onde a realidade adquire maior significado e sentido. O um se faz parte do todo e o todo se faz presente no um.
São Paulo diz algo semelhante: “Nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, a fim de conhecermos os dons da graça de Deus. E não falamos deles na linguagem da sabedoria humana, mas na que é ensinada pelo Espírito, exprimindo o espiritual em termos espirituais. O homem natural não aceita o que vem do Espírito de Deus. Para ele, é uma loucura, ele não o pode conhecer, pois isto se julga espiritualmente. O homem espiritual julga tudo e não é julgado por ninguém” (1 Cor 2,12-15).


O olho do Espírito. Para acolher e compreender é preciso ir além da realidade e entrar no mais fundo do ser do outro. Toda realidade é como um iceberg, esconde mais do que revela. A mesma ciência não chega ao fundo das questões. Quanto mais estuda, mas compreende que enxerga pouco. Fechar os olhos, abrir o coração talvez seja o melhor caminho para a fraternidade universal. O mistério faz parte da vida, por isso os artistas e os místicos são os que melhor sabem expressa-lo.
Este olhar do Espírito é a forma mais aguda da sensibilidade e da sabedoria humana; do entendimento e do amor unidos. É o “ser contemplativo” inaciano. Frequentemente ficamos aquém das nossas possibilidades no torpor da negligência, do descuido e da desatenção. A vida perde, desse modo, sua graça e melhor sentido. É preciso acordar, dar-se conta de algo maior, misterioso e belo, envolvendo tudo e todos. O olho do Espírito contempla não só a realidade, mas sobretudo o amor e a beleza que ela contem.
Para pensar e partilhar:· Como introduzir os formandos nesta visão maior?· Quais as conseqüências decorrem de não adquirir o terceiro olhar?
1 Este olhar é empírico e só percebe o mundo externo na sua realidade nua e crua. Estamos no mundo do pré-simbólico.2 Este olhar supera o olhar carnal e percebe os pensamentos, as emoções, a fantasia e a razão. É o mundo do simbólico.3 Este olhar supera o carnal e o mental. É transracional e místico. É o mundo do trans-simbólico. Segundo Wilber o conhecimento espiritual é o mais direto, definido e claro; transcende a toda conceitualização.

Como seria viver numa cultura verdadeiramente integral, uma cultura que aceitasse sem reservas a existência do corpo, da mente, da alma e do espírito? Neste novo e surpreendente livro, Ken Wilber usa seu renomado modelo do "espectro da consciência" para renovar completamente nossa visão de campos do conhecimento tão importantes quanto a psicologia, a espiritualidade, a antropologia, os estudos culturais, a arte, a teoria literária, a ecologia, o feminismo e a transformação planetária. Como seria cada um desses campos se levássemos em conta a existência não apenas do corpo e da mente, mas também da alma e do espírito? Numa espetacular abordagem integrativa, Ken Wilber tece esses vários fragmentos numa coerente e inspiradora visão do mundo moderno e pós-moderno. Sobre o Autor: Ken Wilber, um dos grandes pensadores do nosso tempo - é autor de mais de uma dezena de livros, incluindo

O Espectro da Consciência - A Consciência Sem Fronteiras - O Paradigma Holográfico e Outros Paradoxos - O Projeto Atman - Transformações da Consciência e Um Deus Social.

Todos publicados pela Editora Cultrix.